quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Exergames como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física


1. Qual a importância dos exergames na vida de crianças e adolescentes.


Despertam o interesse por alguma modalidade esportiva; incentivam o movimento; podem ser utilizados nas diversas faixas etárias; podem ser usados para aprimoramento de técnicas esportivas; aumento da dimensão de concentração; aumenta a aprendizagem motora e a eficiência na pratica.


2. Qual a finalidade dos exergames para:

a) Reabilitação:
Oferecem possibilidades nas reabilitações de funções motoras, cognitivas, e melhorias em aspectos emocionais a partir da atividade física proposta em seus jogos;



b)Educação Física:
Esse tipo de tecnologia emprega o ato de “mover-se para jogar”, contrariando a ideia do sedentarismo, da passividade e da inatividade do jogador.


c)Atividade Física/Fitnness:
Além de contribui no auxilio a prevenção de diversas doenças, como hipertensão arterial, depressão, obesidades, entre outros. Interfere positivamente na manutenção das relações sociais e autoestima, diminuindo o estresse e a ansiedade, promovendo melhorias nas funções cognitivas e humor, que é um fator presente no perfil de pessoas longevas.


d)Combate a Obesidade:
Aumentam os níveis atividade física e de gasto energético em crianças e adolescentes através das mais variadas práticas corporais.


3. Quais dispositivos são comumente utilizados nos exergames? Que tipo de tecnologia de captação de movimento e controle é utilizado no jogo.

EyeToy
É utilizado uma câmera digital a cores, semelhante a uma webcam, para o PlayStation 2. A tecnologia faz uso da visão computadorizada para processar imagens tiradas pela câmera, o que permite a interação com jogos através do movimento do corpo, detecção de cores e, através do microfone incorporado.


4. Qual a importância do movimento no exergames.

Melhoram a concentração, evidenciando uma evolução desses alunos, concluindo que o uso de exergames pode complementar as aulas de Educação Física respeitando as estratégias usadas pelo professor como forma de aplicação,com isso colaborando com o desenvolvimento de alunos com ou sem restrições.


5. Possibilidades de uso dos exergames nas aulas de Educação Física.

Os exergames podem ser utilizados pelo professor nas diversas faixas etárias em escolas, desde o ensino infantil ao ensino médio, e até mesmo no ensino superior, oferecendo possibilidades de educar para uma cultura digital ativa e com movimentos que, como outras formas culturais, interferem na capacidade dos sujeitos de perceberem a realidade. Podem também ser utilizados para aprimoramento das técnicas esportivas ou como ferramenta pedagógica e como aquecimento em clubes ou academias.

6. Descreva um dos exergames abaixo, informando: usuários, tecnologias envolvidas, movimentos que o jogo exige que sejam feitos por parte dos usuários.
DanceMasters
É um jogo de ritmo de músicas para o Xbox 306, que usa os seus movimentos pelo Kinect.

Usuários:
adultos e crianças;
Os jogadores podem também desafiar até quatro amigos para ampliar sua experiência de dança.

Tecnologias envolvidas:
Envolve o jogador executar movimentos de dança dadas, que são seguidos por Kinect e representado na tela por um dos oito avatares. O jogo apresenta mais de 650 movimentos de dança diferentes, abrangendo mais de 90 coreografias. Existem cinco modos disponíveis:
* Perform It: Modo single-player do jogo, em que o objetivo é concluir essas rotinas de dança para ganhar uma pontuação elevada.
* Workout Mode: Uma extensão para o modo normal em que o número de calorias queimadas também são monitorados, juntamente com o tempo de treino.
* Dance Battle: Dois jogadores competem em contra em uma batalha de dança. A pessoa com a maior pontuação será o vencedor. No caso raro de haver um empate na pontuação, o jogador que passou mais movimentos ganha.
* Challenge Mode: Quando todas as músicas (quatro ou cinco) em cada categoria têm dificuldade em pelo menos quatro estrelas em cada uma, um desafio baseado na dificuldade é desbloqueado. Este modo aumenta a dificuldade do jogo por ter porções de quatro ou cinco músicas combinadas em uma só, assim, misturando-se os movimentos da dança. Todos os desafios devem ser preenchidos com quatro estrelas em cada desafio, a fim de desbloquear o desafio final.
* Break It Down: Um modo de prática que permite os novatos para aprender passos de dança mais avançados em um processo passo-a-passo.

Movimentos:
Proporciona liberdade total de movimentos. Você segue atentamente as complexas coreografias exibidas na tela e grava sua performance para utilizá-la como exibição dentro do jogo, comparando assim seus movimentos, a fim de aperfeiçoá-los. Enquanto dançam em sintonia com a música, os usuários podem ainda tirar fotos das suas poses preferidas e salvá-las, compartilhando a diversão com os amigos.

Abaixo segue um vídeo sobre o jogo com uma pequena demonstração. 



FONTE:

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