PLANO DE
AULA
Disciplina:
Tópicos Especais em Lutas
Título: Artes Marciais nas Olimpíadas: sua origem e introdução desde a Grécia antiga.
Objetivo da
aula:
- Aplicação
de uso da tecnologia na aula de eucação física para aprendizagem
do conteúdo de forma diversificada e trazendo diversão.
- Conhecer a
história das artes marciais e quando se deu inicio nas olimpíadas;
- Entender
quais critérios uma arte marcial precisa seguir para ser um esporte
olímpico;
- Na aula
prática: aprender a realizar movimentos de algumas dessas artes
marciais.
Aplicativo escolhido:
- Nesta aula será ultilizado uma ferramenta tecnolígica, o Kahoot, que é um app que se encontra disponível em https://getkahoot.com/ e que funciona por sistema oline de respostas. Este app se caracteriza em três possiveis atividades: Quiz (Teste), Siscussion (Debate), Survey (Sondagem).
Caracterização do aplicativo escolhido:
- Para essa aula foi escolhido a vertente Quiz, que potencia aulas animadas e desenvolve a competitividade de uma maneira saudável, além de mostrar outras maneiras de aprendizagem.
Desenvolvimento
Metodológico:
- No primeiro
momento aula se dará com uma introdução sobre a história das
olimpiadas, seguido da introdução das lutas e artes marciais na
olimpíadas, seu desenvolvimento e mudanças com o passar do tempo.
Após a teoria, os alunos responderão um Quiz no app Kahoot sobre o
conteúdo. No segundo momento, os alunos irão se dirigir a quadra
para uma aula prática com demonstração e execução de alguns
movimentos das lutas.
Avaliação:
-
O sistema de avaliação será atraves de uma atividade com o uso do
app apresentado em sala de aula, com a criação de um Quiz abordando
como tema os esportes olímpicos em geral.
Refrencias:
GODOY, Lauret.
Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Nova Alexandria, 1996.
MARQUES,
Juliana Bastos ASPECTOS HISTÓRICOS DO JUDÔ OLÍMPICO, 2008.
MAYER, Carlos
Henrrique Silva. OS VALORES ÉTICOS DAS ARTES MARCIAIS E SUA PRESENÇA
NA PRÁTICA , 2015. Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
Centro de Educação Física e Desportos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário