quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Projeto Didático Danças no Mundo - ZOUK

a. Importância da dança nas aulas de Educação Física

A dança, vista de diversos ângulos, traz inúmeras formas de benefícios para os indivíduos em relação aos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais, contribuindo para a integração e formação de senso crítico em cuidados com a saúde e com o corpo, além de ser um meio educativo de ajudar na promoção da saúde abordando temas transversais como, sexualidade, puberdade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e organização psicológica (SANTOS; LUCAREVSKI; SILVA, 2005; PRATT, 2004; Falsarella; AMORIM, 2008; COSTA; VIEIRA, 2009)
-A dança, independentemente de sua modalidade, tem como objetivo buscar a expressão individual de pensamentos e sentimentos, desenvolvendo a psicomotri-cidade, que é uma percepção para gerar ações motoras que influenciam os fatores intelectuais, afetivos e culturais (MARTÍN e al. 2008). Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de uma  revisão  sistemática, a  visão do conteúdo “dança” nas aulas de Educação Física

b. História da dança 

O Zouk (pronuncia-se "zuque") é um gênero musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos Haitianos e sempre teve grande influência.
Zouk - que significa "festa" - é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe e Martinica. Assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). Afora algum estilo que utiliza somente a cabeça do tempo, em geral entre as cabeças se marca também no intervalo entre as mesmas, no que é chamado de contratempo (como por exemplo no samba) - marcado com o chamado 1,2. No contratempo, se faz o movimento característico do zouk: uma ginga ou um movimento sinuoso (onda) conhecido como cobrinha.

c. Características da dança

ZOUK
Origem do Zouk
O ritmo zouk teve origem nas ilhas caribenhas de colonização francesa, criado pelo grupo Kassav, que misturou ritmos e estilos musicais como o Calipso e a Makossa. O nome zouk vem do dialeto Crioulo do Haiti (mistura do francês com línguas africanas) tem como tradução “festa”. Ganhou esse nome em 1985 devido o nome de uma música  "Zouk la sé sèl médickaman nou ni", que por ser a palavra que mais se sobressaia, acabou ficando caracterizado somente como zouk.
Características do Zouk
zoukA dança é bastante comum no Caribe, assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso, basicamente na cabeça, nos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).
No Brasil, sua base é a lambada, sendo que, os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com muitos movimentos de braços e giros. É necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça. O passo básico, chamado remada, se dá de maneira semelhante ao caminhar para a frente e para trás durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.
A forma de dançar o zouk entre as cidades brasileiras mudam: na Bahia, o zouk é dançado mais parecido com lambada, no Rio de Janeiro vem com a influência do balé e contemporâneo, em São Paulo o lamba-zouk é forte e também tem o zouk moderno com influências do hip hop, já em Brasília pode ser considerado uma mistura de todas essas influências.
A harmonia simétrica na dança é algo difícil de se alcançar, pois é preciso encontrar alguém que se encaixe com o mesmo ritmo, que responda à condução e leitura corporal da música, para formar uma parceria perfeita.
Existe, dentro do zouk, diversas vertentes de ritmos entre eles o Zouk-love, Cabo-Love, Cabo-Zouk, Zouk Flow, Soulzouk, Neozouk e o Revolution.

d. Origem da dança e local na qual é praticada
É uma dança caribenha oriunda das Antilhas Francesas, com frequência praticada nas ilhas de Martinica, Guadalupe e Santa Lúcia, e também popular em países africanos onde o português é a língua oficial, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. No Brasil, É bastante conhecido na região Norte do país, o que se deve à proximidade com a Guiana Francesa, atualmente considerada parte do território ultramarino francês. O Amapá e o Pará são os estados brasileiros em que o zouk é mais popular.

e. Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.

f. Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto da dupla/trio
Dentre as diversas modalidades de dança de salão, destaca-se para este estudo o Zouk. Originário das Antilhas, dançado difusamente no norte do Brasil, o Zouk foi incorporando elementos da Lambada e de floreios de outras modalidades, constituindo o Zouk Brasileiro. As musicas para se dança a modalidade de dança Zouk vão desde o ritmo musical Zouk propriamente dito como também o Reggaeton, o R & B e outras musicas comumente difundidas na mídia, o que atrai a atenção do público mais jovem, que vê na modalidade a possibilidade de dançar músicas do seu interesse, quebrando a idéia de que dança de salão é apenas exclusiva para a terceira idade.
 Souza e Lima (s/d) apontam que o surgimento da Lambada, apontada por muitos como a precursora do Zouk, já impulsionou esta difusão para os jovens na dança de salão. Corroborando com estes autores, Barbosa (2010) afirma que “podemos dizer que quem proporcionou ou facilitou esse retorno foi a famosa lambada que no final dos anos 80 no atingiu o Brasil como uma febre passageira, mas intensa, que acometeu jovens, crianças e adultos”
 A dança de salão, por ser realizada aos pares, é uma atividade acessível a ambos os sexos, ser uma dança que promove a sociabilidade, o respeito e a disciplina, e se adaptar às habilidades individuais de qualquer pessoa.

g. Aprendizagem em aulas de Educação Física com a dança escolhida

 A pratica do zouk nas aulas de educação física pode colabora em dois sentidos: Físico e Social. Com relação ao físico o zouk como outros tipos de dança podem ajudar a desenvolver equilíbrio, ritmo, coordenação e pode incentivar a pratica de atividades físicas paras os alunos. Na parte social, o zouk pode ser dançado por ambos os sexos e isso estimula a sociabilidade e o trabalho em equipe, pois ambos os dançarinos precisam seguir um ritmo e esta no mesmo tempo para realizar os movimentos corretamente e também trabalhar com as necessidades de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produção de Vídeo - Danças no Mundo - Zouk

1. Introduza o vídeo com uma breve apresentação da dança que será explorada – origem, onde é dançada e suas principais características; ...